Alfa Romeo Tonale Forum banner

Tonale vs. Stelvio

923 views 16 replies 6 participants last post by  pocholin  
#1 ·
Tenho o meu Tonale PHEV há dois anos, mas já teve alguns problemas e está atualmente em reparação de fugas de óleo que levarão duas semanas, uma vez que é uma reparação importante que requer a remoção da caixa de velocidades.

Comecei a pensar se deveria voltar a um carro ICE puro e provavelmente trocá-lo por um Stelvio (modelo não-QV). Alguém comparou os dois?

O Stelvio é mais fiável? É um modelo com 10 anos e quaisquer problemas já deveriam ter sido resolvidos, mas quem sabe, é um Alfa, afinal 😃

Tenho lido que, embora o Stelvio seja maior, os bancos traseiros/espaço são ainda menores do que no Tonale, isso é realmente verdade? 😮 Além disso, a bagageira parece ser apenas ligeiramente maior do que a do Tonale e é frequentemente citada como demasiado pequena para um carro tão grande.

Como é a dinâmica de condução? Conforto? É suave como um carro familiar, o isolamento acústico é bom, uma vez que o Tonale é apenas medíocre. Como é a tecnologia? Desatualizada? Certamente sentiria falta de uma câmara de 360 graus e isso pode ser um fator decisivo para mim. Cabine e materiais? Prefiro Alcantara a couro e só há couro no Stelvio.

O que você acha?

#2 ·
Tenho o meu Tonale PHEV há dois anos, mas já teve alguns problemas e está atualmente em reparação de fugas de óleo, o que levará duas semanas, pois é uma grande reparação que requer a remoção da caixa de velocidades.

Comecei a pensar se deveria voltar a um carro ICE puro e provavelmente trocá-lo por um Stelvio (modelo não QV). Alguém comparou os dois?

O Stelvio é mais fiável? É um modelo com 10 anos e quaisquer problemas já deveriam ter sido resolvidos, mas quem sabe, é um Alfa, afinal 😃

Tenho lido que, embora o Stelvio seja maior, os bancos traseiros/espaço são ainda menores do que no Tonale, isso é realmente verdade? 😮 Além disso, a bagageira parece ser apenas ligeiramente maior do que a do Tonale e é frequentemente citada como muito pequena para um carro tão grande.

Como são as dinâmicas de condução? Conforto? É suave como um carro familiar, o isolamento acústico é bom, uma vez que o Tonale é apenas mediano. Além disso, como é a tecnologia? Desatualizada? Certamente sentiria falta de uma câmara de 360 graus e isso pode ser um fator decisivo para mim. Cabine e materiais? Prefiro Alcantara a couro e só há couro no Stelvio.

O que você acha?
Tenho um Stelvio 2021 e um Giulia 2021. O meu tempo de banco Tonale PHEV veio de 2 semanas como carro emprestado quando o painel de vidro fixo do tejadilho do Stelvio estava a ser substituído.

Primeiro, a dinâmica de condução é muito, muito melhor no Stelvio vs Tonale. Ele dirige como um Alfa deveria, direção nítida e responsiva, boa potência no 2.0L. Ao volante do Tonale, não senti nada de especial, poderia ter sido qualquer SUV pequeno.

Em seguida, a confiabilidade, qualquer modelo Stelvio pós-2020 está no mesmo nível de qualquer uma das marcas europeias. Tive um Giulia 2017 e ele exigiu muitas visitas à concessionária para atualizações de software, recalls, relés com defeito, substituição do anel de vedação do turbo, etc. Em comparação, praticamente nenhum problema nos 2021.

Tecnologia, sem câmera de 360 graus, então, se isso for um fator decisivo, pare de ler agora. Apenas visão traseira com resolução marginal. Outras ajudas à condução estão todas lá, controle de cruzeiro adaptativo, ponto cego, manutenção de faixa, assistência em rodovias, assistência em engarrafamentos, etc. 2020+ tinha um sistema de infoentretenimento atualizado, que acho mais do que adequado.

O banco traseiro é apertado, não tenho certeza de como se compara ao Tonale. O espaço de carga é adequado, não tenho certeza de como se compara. Claro que você pode puxar esses dados da web.

Interior, os bancos são de couro.

#3 ·
Eu tenho um Stelvio 2021 e um Giulia 2021. Meu tempo de banco no Tonale PHEV veio de 2 Semanas como um carro emprestado quando o Stelvio estava recebendo o painel de teto de vidro fixo substituído.

Primeiro, a dinâmica de condução é muito, muito melhor no Stelvio vs Tonale. Ele dirige como um Alfa deveria, direção precisa e responsiva, boa potência no 2.0L. Ao volante do Tonale, não senti nada de especial, poderia ter sido qualquer SUV pequeno.

Em seguida, confiabilidade, qualquer modelo Stelvio pós-2020 está no mesmo nível de qualquer uma das marcas europeias. Eu tive um Giulia 2017, e ele exigiu muitas visitas à concessionária para atualizações de software, recalls, relés com defeito, substituição do anel de vedação do turbo, etc. Em comparação, praticamente nenhum problema nos 2021.

Tecnologia, sem câmera 360, então se isso for um fator decisivo, pare de ler agora. Apenas visão traseira com resolução marginal. Outras ajudas de condução estão todas lá, controle de cruzeiro adaptativo, ponto cego, assistência de faixa, assistência em rodovias, assistência em engarrafamentos, etc. 2020+ teve o sistema de infoentretenimento atualizado, que eu acho que é mais do que adequado.

O banco traseiro é apertado, não tenho certeza de como ele se compara ao Tonale. O espaço de carga é adequado, não tenho certeza de como ele se compara. Claro que você pode puxar esses dados da web.

Interior, os assentos são de couro. A qualidade dos materiais da cabine e todos os pontos de contato internos são melhores no Stelvio vs Tonale.
Obrigado, parece realmente promissor. A câmera de 360 graus não é um fator decisivo absoluto, mas aqui na Europa é tudo tão apertado em todos os lugares e isso ajuda muito. Eu não me importo muito com o espaço para as pernas traseiro, pois 99% das vezes é minha filha de 7 anos que está lá atrás, mas ainda assim, seria embaraçoso se eu precisasse levar dois adultos lá e eles não coubessem em um SUV bastante grande (para os padrões europeus, isso é 😃). Mas você dizendo como ele dirige melhor… uau, isso é ótimo ❤

#5 ·
Eu tive um stelvio ti sport por três anos e agora um tonale plug in hybrid por dois. Aqui estão minhas impressões dos dois. Concordo totalmente com excommunicated sobre a experiência de condução. Tonale não é um alfa de forma alguma. Foi o stelvio que me fez inscrever para pré-encomendar o tonale. O banco traseiro e a área de carga do stelvio pareciam maiores. O banco central dobra no stelvio para que os esquis possam ser colocados lá com 4 adultos no carro. Com o tonale você perde um dos lugares para passageiros. Houve zero problemas de confiabilidade com o stelvio, ele nunca foi para a concessionária, exceto para serviço de rotina. Meu tonale teve sua bateria híbrida e sistema de carregamento substituídos com uma estadia de dois meses na concessionária e inúmeros recalls e estadias mais curtas na concessionária. A tela sensível ao toque, câmera, bancos refrigerados etc. no tonale são agradáveis, a quilometragem é muito melhor. Com a condução regular na cidade, passo semanas antes de abastecer com gasolina quando a bateria está funcionando...lol. O conforto do assento e o estilo são tão ótimos quanto o stelvio.

#6 ·
Além das descrições corretas de @Excommunicated, o próprio sistema de infoentretenimento é uma tecnologia iDrive de 2010, então você estará abrindo mão do tamanho da tela, da usabilidade e dos recursos. A câmera de ré é da qualidade que você costumava encontrar em um Hyundai 2013, HORRÍVEL, não apenas resolução marginal (usável, mas só isso). O painel de instrumentos foi 'atualizado' para digital em 2024 (acho) mas não exibe os mapas ou oferece as mesmas informações que no Tonale (a integração do antigo sistema de infoentretenimento e do painel digital é mal feita). O controle de cruzeiro adaptativo e os recursos relacionados são mais refinados no Tonale, com maiores capacidades em rodovias e outras estradas, enquanto o Stelvio é reservado apenas para rodovias interestaduais.

Se você está fazendo leasing, sim, vá de Stelvio (mas cuidado com as desvantagens tecnológicas), se você comprou o Tonale, mantenha-o, pois parece ter resolvido esses problemas....IMO.

#7 ·
Recentemente, tive a oportunidade de conduzir um Stelvio novo em folha como carro de cortesia enquanto o Tonale da minha esposa estava sendo revisado. Achei o Stelvio um pouco mais confortável devido a um pouco mais de largura da cabine e um assento um pouco mais longo. A condução, senti, foi mais instável no Stelvio e não encontrei nenhuma diferença perceptível no manuseio entre os dois na condução urbana e rodoviária. Parece sacrilégio, eu sei, mas eu disse. Tenho certeza de que, se levasse os dois para a pista de corrida, poderia encontrar uma razão para preferir a suspensão mais avançada do Stelvio, mas para a condução diária e enérgica em estradas públicas, fico com o Tonale. O Tonale PHEV também ganha na transmissão devido ao turbo lag do Stelvio (4Cil). É muito mais fácil acelerar no trânsito com 120 HP extras instantâneos. A tela de infoentretenimento do Tonale é outra grande vitória sobre o Stelvio. A tela do Stelvio parecia menor (não comparei as medidas, é apenas minha impressão), era mais difícil de ver sob a luz solar intensa devido ao acabamento fosco na tela. Também parecia estar montada mais baixa.

FWIW, o Tonale da minha esposa tem sido muito confiável, a única reclamação foi a desativação da assistência ao motorista quando estava ensolarado, chuvoso ou com neblina.... Isso foi corrigido com uma atualização de software muito cedo. Além da manutenção de rotina e recalls como o adesivo de dados de carregamento do veículo, não precisou de nenhum reparo em 18.000 milhas.

#8 · (Edited)
Muitas outras respostas falaram sobre vários assuntos, então não vou repetir, apenas adicionar o que acho que ainda não foi mencionado.

Stelvio está um ou dois níveis acima em mecânica - Q4 normalmente com tração traseira dominante, com até 50% (ou 40% várias fontes dizem diferente) adicionado ao eixo dianteiro. Ele tem um eixo de fibra de carbono, tem braços de liga leve e suporte do motor, tem muito alumínio na construção, tem madeira/liga/carbono real nos painéis (acabamentos superiores). Tonale aqui é barato - apenas aço em todos os lugares e tração dianteira na maioria das versões (PHEV tem traseira elétrica, e havia 2.0 oferecido nos EUA/Canadá com algum tipo de Q4, mas não mais, pelo que sei).

Stelvio dirige como um carro esportivo e oferece muita diversão. Tonale com suspensão DSV firme não é ruim, mas não está no nível do Stelvio.
No entanto, Stelvio 2.0 é sedento por combustível se você o dirigir dinamicamente. Em oposição, nosso Tonale 1.5 MHEV é bastante econômico, embora não tenha potência (160HP + 20HP do MHEV), é bom para minha esposa diariamente e para as férias em família).

Tonale PHEV tem porta-malas pequeno (acho que é 380L contra 510 ou algo assim no não PHEV) - outras versões Tonale são comparáveis ao Stelvio, eu diria, em volume do porta-malas.

O módulo 2.0GME multiair (custo de substituição na Polônia em oficina independente aprox. 2,5kUSD) pode falhar em, digamos, 100kkm (às vezes antes, para outros usuários nunca, não importa a quilometragem muito maior) - possivelmente muito depende da qualidade do óleo, intervalos, estilo de direção (não gosta de direção ecológica - precisa de aceleração total de vez em quando). Outros pequenos - como vedações ao lado da turbina podem fazer pequenos vazamentos após anos - esta é uma reparação barata.

Aliás, existe o Maserati Grecale que é realmente baseado no Stelvio, acho que tem outros multimídias etc. que a Maserati está usando (este uconnect como o Tonale usa), então muito mais atualizado. Não tenho certeza sobre o preço nem sobre os custos de serviço.

#9 ·
Hoje fiz um test drive ao Stelvio. Era um Veloce Q4 de 280 CV. Gostei muito do carro e, de facto, parecia mais preciso, mais estável na estrada, mais refinado, basicamente era melhor em todos os aspetos, exceto na resposta após um kick-down, onde parece haver bastante turbo-lag antes de começar a acelerar. Isto é muito diferente do Tonale PHEV em D, onde há uma resposta instantânea do motor elétrico que fornece muita potência até o motor a gasolina entrar em ação. Mas acho que isso é esperado para um motor a gasolina turbo puro e não é um problema tão grande. Testei um Veloce sem amortecedores adaptativos e a condução foi comparável à do Tonale, no entanto, eles têm um Tributo Italiano verde que é absolutamente deslumbrante tanto externa como internamente, com rodas pretas de 21" e com amortecedores adaptativos, por isso deve melhorar o conforto de condução. Estou bastante tentado no momento porque o Stelvio parece um carro melhor em quase todos os aspetos (exceto pela câmara de marcha-atrás de baixa resolução). No entanto, seria um pouco caro fazer a troca, a depreciação do Tonale é de quase 50% em apenas dois anos, o que significa que o Stelvio me custaria muito. E não é tão melhor para valer a pena. Mas o coração ainda o quer ❤ Vou ter que pensar um pouco sobre tudo isso.

#10 ·
Eu testei o Stelvio hoje. Era um Veloce Q4 de 280 HP. Gostei muito do carro e, de facto, ele parecia mais preciso, mais estável na estrada, mais refinado, basicamente era melhor em todos os aspetos, exceto na resposta após um kick-down, onde parece haver bastante turbo-lag antes de começar a acelerar. Isso é muito diferente do Tonale PHEV em D, onde há uma resposta instantânea do motor elétrico que fornece muita potência até que o ICE entre em ação. Mas acho que isso é esperado para um motor a gasolina turbo puro e não é grande coisa. Testei um Veloce sem amortecedores adaptativos e a condução foi comparável à do Tonale, no entanto, eles têm um Tributo Italiano verde que é absolutamente deslumbrante tanto externa quanto internamente, com rodas pretas de 21" e com amortecedores adaptativos, por isso deve melhorar o conforto de condução, mas não há carro de teste com esses amortecedores para confirmar. Estou bastante tentado no momento porque o Stelvio parece um carro melhor em quase todos os aspetos (exceto pela câmera de ré de baixa resolução). No entanto, seria um pouco caro fazer a troca, a depreciação do Tonale é de quase 50% em apenas dois anos, o que significa que o Stelvio me custaria muito. E não é tão melhor para valer a pena. Mas o coração ainda quer ❤ Vou ter que pensar um pouco sobre tudo isso.
Eu acho que o "lag" a que você se refere não é realmente turbo lag, é uma função da programação da ECU ou da transmissão. A maioria das pessoas realmente acha que é mais pronunciado se você tentar pisar no acelerador até o fim. Você obtém melhores resultados dando metade do acelerador e, em seguida, pisando no acelerador. Outras pessoas acham que a adição de um simples controle do acelerador (como o Madness GoPedal) melhora drasticamente a situação, mas essa não foi minha experiência.

Aconteça o que acontecer, é uma coisa com Giulia e Stelvio. Incomoda algumas pessoas mais do que outras. Eu não tanto. A solução cara é apenas comprar um Maserati Grecale Modena! O mesmo motor básico com uma configuração híbrida leve e ainda na plataforma Giorgio. Mas ele está configurado para uma experiência de condução mais confortável versus esportiva.

A depreciação desses carros é difícil de engolir. Passei por isso quando troquei minha Giulia 2017 de baixa quilometragem pela minha Giulia 2021. Mas, eu queria e a vida é curta. Pelo menos tive o benefício quando comprei meu Stelvio 2021 usado de baixa quilometragem no ano passado - outra pessoa levou a pancada!

Boa sorte com a decisão.

#12 ·
Depois de uma breve reflexão e de uma chamada telefónica com um dos meus ex-colegas que possui um Stelvio e é muito entusiasta, decidi experimentar e vou trocar o meu Tonale por um Stelvio Tributo Italiano Q4 2.0 280 HP de 2025. É um exercício caro, mas só se vive uma vez, como se costuma dizer. Grande parte da decisão é o número de problemas que tive com o meu Tonale, sendo o mais recente a fuga de óleo que exigiu a remoção da transmissão…

O Stelvio deve estar comigo em cerca de 10 dias.

Attachments

#13 ·
Aproveite um dos melhores, senão o melhor SUV desta classe de preço (pelo menos levando em consideração os critérios de diversão do motorista). Desejo que você seja feliz com ele e que o uso seja livre de problemas. Também compartilho sua abordagem - vivemos uma vez, e se você tem alguns sonhos, faça-os se tornarem realidade - no meu caso, isso significou uma configuração de pedido própria da Giulia Veloce (mais um monte de modificações/melhorias ao longo dos anos), spider busso (para ter um conversível de 2 lugares com o icônico motor busso e couro vermelho que eu não pude pedir para misano blue giulia), Tonale para ter um carro calmo/confortável e econômico o suficiente diariamente para a esposa, espaçoso o suficiente para as férias (família 2+1), e agora Ghibli Gransport como adição recente para realizar outro sonho (apaixonar-se pela forma da carroceria ghibli quando a vi pela primeira vez há 12 anos; a atual é uma edição especial limitada Ribelle edizione com pacote Ribelle plus extra).

#15 ·
#17 ·
Também estou em ambos os sites, o mesmo nome de utilizador que aqui. Não tenho um Giulia, mas muitos dos mecânicos são os mesmos que no Stelvio (exceto as válvulas de desvio, que são muito mais baixas e difíceis de aceder no Stelvio!! :()

Tudo se resume às suas necessidades e desejos. Se está satisfeito com o Tonale, mantenha-o ou obtenha um modelo mais recente. Existem prós e contras para ambos e ambos são perfeitamente imperfeitos! 😁